Sommelier de Cerveja – o que faz e como se tornar um?


Sommelier de Cerveja – o que faz e como se tornar um?

A cerveja está enraizada na cultura e no gosto dos brasileiros. Mas e se, além do prazer, consumir essa bebida adorada se transformasse também em uma profissão? O cargo de sommelier de cerveja é uma boa pedida para quem quer aprofundar seus conhecimentos, entender o que faz uma cerveja ser especial e até mesmo construir uma carreira de sucesso.  

 

Se tornar um especialista não apenas no consumo da bebida, mas em toda cadeia produtiva. É preciso estudar e ser capaz de realizar uma série de funções, desde a escolha dos insumos até o relacionamento com os clientes, incluindo um conhecimento profundo do passo a passo na produção e características de cada estilo.

 

Onde estudar?

 

Você não vai encontrar o curso de formação de sommelier de cerveja em uma universidade tradicional. É preciso encontrar cursos de formação em escolas de cerveja. Mas não se engane, o curso é tão exigente quanto qualquer outra formação.

 

Além das escolas particulares, a Associação Brasileira de Sommeliers oferece curso de especialização para quem está interessado em seguir a profissão. Basta escolher a que melhor se encaixa de acordo com suas possibilidades de investimento e local onde você mora e começar os estudos.

 

Possibilidades de atuação

 

Ou seja, para se tornar um sommelier de cerveja profissional é necessário muito estudo e dedicação. Contudo, a boa notícia é que o mercado para esse tipo de profissional está em franca ascensão. Além disso, as áreas de atuação também estão se expandindo consideravelmente. Abaixo listamos as três principais áreas nas quais você pode atuar depois de concluir seus estudos.

 

  1. Na cervejaria - Aqui, o profissional elabora e faz análises sensoriais das receitas junto com o mestre cervejeiro e testa os lotes para conferir a qualidade da bebida.

 

  1. Em bares e restaurantes – Além de escolher as bebidas de acordo com o perfil do estabelecimento, é preciso controlar o estoque, treinar a equipe e, claro, apresentar a carta para os clientes, oferecendo inclusive opções de harmonização de acordo com cada prato.

 

  1. Consultoria – Quando o estabelecimento não tem condições de manter um sommelier exclusivo surge a figura do consultor. Nesse caso, o profissional se torna responsável por elaborar a carta de cervejas, negociar com distribuidores e treinar a equipe.

 

Curtiu? Se empolgou? Quer se tornar um sommelier de cerveja? Então corra atrás dos seus sonhos! Somente com bons profissionais poderemos difundir ainda mais as cervejas produzidas com alto padrão de qualidade, como as da Cervejaria Lepoldina.

 

Clique no banner e adquira sua cerveja da Cervejaria Leopoldina sem sair de casa!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!