Você sabe o que é a Lei da Pureza da Cerveja?


Você sabe o que é a Lei da Pureza da Cerveja?

Para aqueles que já fizeram uma pesquisa mais aprofundada sobre cervejas, certamente se depararam com a famosa “Lei da Pureza Alemã”, ou em alemão, Reinheitsgebot. Essa lei, criada em 1516 na região da Bavária – aqui uma curiosidade, é a lei mais antiga em vigência atualmente –, estabelecia que todas as cervejas alemãs fossem fabricadas com apenas três ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. Mais tarde, as leveduras foram introduzidas nesta lei, pois até então não faziam parte dos ingredientes na fermentação da bebida.

 

Motivos para a criação da lei.

Garantir a qualidade das cervejas consumidas na Alemanha e evitar que produtos potencialmente letais chegassem ao mercado. Isso porque muitos fabricantes adicionavam outros tipos de ingredientes em suas cervejas (muitos deles considerados proibidos por serem supostamente utilizados em rituais pagãos).

Outro motivo, foi para direcionar o uso do centeio e do trigo exclusivamente para a fabricação de pães, o que garantia um preço mais baixo para o produto. Muitos, inclusive, diziam que a lei era mais para padarias do que para cervejarias. E realmente a lei acabou favorecendo os padeiros indiretamente.

O ponto positivo da lei era a padronização de um produto mais puro no sabor, apesar de perder um pouco em diversidade de características. Com isso, diversos tipos de cervejas foram extintos em função das mudanças e uma explosão de cervejas Pilsen e Lager invadiu o mercado.

 

Outras variedades de sabores acabaram sendo extintas e a criatividade na elaboração das cervejas acabou ficando guardada na gaveta e, somente mais tarde, reapareceu no mercado através das craft beers.

 

O que diz a jurisdição desta lei?

Aqueles que não adotarem como ingredientes água, malte de cevada, lúpulo e leveduras não podem vender seus produtos com o nome “beer” (cerveja, em inglês), sendo obrigados a utilizar somente o nome do estilo da cerveja, por exemplo IPA, Pale Ale e assim por diante.

Muito bacana, não é mesmo?

 

Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Reinheitsgebothttps://www.npr.org/sections/thesalt/2016/04/29/475138367/germanys-beer-purity-law-is-500-years-old-is-it-past-its-sell-by-date
https://www.german-way.com/travel-and-tourism/germany-for-tourists/dining-out-in-germany/beer-and-wine/das-reinheitsgebot/https://www.beercartel.com.au/blog/the-reinhetsgebot-german-purity-law/


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!