5 dicas para celebrar a Oktoberfest em casa


5 dicas para celebrar a Oktoberfest em casa

A Oktoberfest é o maior festival de cerveja do mundo! Originalmente criado pelo rei bávaro Luís I para celebrar o seu casamento em 1810, o evento, que convidou todos os moradores de Munique, aconteceu num parque longe do centro, batizado de Theresienwiese, em homenagem à sua noiva.

No Brasil, foi na década de 1980 que as Oktoberfest se transformaram em grandes festas populares, com a criação dos eventos nas cidades de Blumenau-SC, Santa Cruz do Sul-RS, entre outras.

 

Devido à pandemia do coronavírus, a 187ª Oktoberfest 2020 em Munique foi cancelada. A expectativa era de atrair aproximadamente 6 milhões de visitantes na edição deste ano. Segundo o diretor da Oktoberfest, Clemens Baumgärtner: “A Wiesn (como é chamada a Oktoberfest pelos locais) é uma obra de arte, e como tal, ou você a faz por completo ou não faz nada - e essa obra de arte não pode ser retrocedida ou feita de uma forma menor.”

Com as restrições em relação a aglomerações de pessoas, e muitas outras Oktoberfest sendo canceladas ou adiadas, preparamos 5 dicas para você brindar à altura da comemoração do rei bávaro, sem precisar abrir mão das recomendações de saúde:

 

1. Decoração

Hoje em dia, é relativamente fácil achar informações sobre elementos decorativos que combinem com a Oktoberfest.

Uma simples busca por “Oktoberfest” no Pinterest, por exemplo, já vai te dar uma boa base de como decorar sua casa, quais cores usar e quais tipos de itens não podem faltar!

Dica especial: As cores azul e branco são indispensáveis, pois são as que compõem a bandeira do estado da Baviera. Use e abuse da criatividade!

 

2. Trilha sonora

Uma boa comemoração precisa ter música de qualidade. E graças à tecnologia, você não vai ficar na mão!

Basta fazer uma busca por “Oktoberfest” no Spotify ou YouTube para ter acesso a uma infinidade de opções de playlists para homenagear esse encontro com uma trilha sonora típica alemã! E aproveitando o clima, que tal se vestir à caráter também?

 

3. Vestimenta

Inspirados na vestimenta dos camponeses da Baviera, os tradicionais “Dirndl” (composição com a camisa, saia e corpete), o “Trachtenhut” (chapéu alpino clássico) e a “Lederhosen” (calça bávara) não podem faltar!

Dica especial: preste atenção em que lado do corpo o laço que acompanha o “Dirndl” das mulheres está - o nó no lado esquerdo do corpo indica que a mulher está solteira; no lado direito, acompanhada.

 

4. Comida

Como toda celebração folk, a Oktoberfest também tem seu cardápio tradicional. Longe de ser uma lista completa, optamos por destacar aqui preparações práticas para você se deliciar em casa!

- Brezel (ou Pretzel, como também é conhecido) é o famoso biscoito/bolo/pão assado com um nó formando um loop e de gosto levemente salgado. Um aperitivo nativo da Baviera e que combina perfeitamente com a Oktoberfest!

- Weisswurst (ou salsicha branca) é a salsicha sem a pele, que pode ser removida com o garfo e faca (para os principiantes) ou usando uma técnica dos bávaros que a removem com os dentes mesmo.

Dica especial: para acompanhar a Weisswurst, a nossa Weissbier, típica cerveja de trigo alemã, não poderia ser melhor!

- Crepes, recheados de geléias de frutas vermelhas ou compota de maçã, são práticos de fazer e deliciosos! A sobremesa pode ainda ter a combinação com nozes caramelizadas para adocicar ainda mais a sua Wiesn.

 

5. A estrela da Oktoberfest

Se você chegou até aqui, é porque estava esperando por ela - a grande estrela da Oktoberfest! É claro que não poderíamos deixar de falar da cerveja! Como é de se imaginar de uma típica celebração bávara, o princípio de “Reinheitsgebot”, a lei da pureza alemã, é seguido com orgulho (já escrevemos sobre ele aqui).

 

A variedade de cerveja tipicamente servida é a Marzen. Produzida no mês de março (daí o nome), ela possui baixa fermentação e pode conter até 6% de teor alcoólico, sendo assim mais forte e mais escura do que a cerveja tradicional.

Apesar disso, a escolha de sua cerveja na festividade mais cervejeira do ano, não deixa de ser algo particular.

Como falamos anteriormente, a Weissbier é uma típica cerveja de trigo alemã que pode ser facilmente consumida na Oktoberfest, devido à sua versatilidade em harmonizações. Mas as opções não se restringem a ela.

De um modo geral, cervejas leves acompanham comidas leves, enquanto as mais fortes, intensas e encorpadas harmonizam melhor com comidas mais pesadas (entenda-se, comidas com maior teor de gordura, fortemente condimentadas, carnes vermelhas, entre outras).

Dica especial: organize uma mesa de degustação com diversos tipos de cervejas, com pontuação e prêmios para quem acertar mais!

 

Agora que você já tem seu checklist recheado de dicas para comemorar a Oktoberfest em grande estilo bávaro, EIN PROSIT!

Gostou deste artigo? Então, siga as nossas páginas nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades.

 

*Caso você receba mais pessoas além da sua família imediata em casa, lembre-se de seguir atentamente às recomendações em relação à COVID-19, respeitando o distanciamento de pelo menos 1 metro entre pessoas, lavando bem as mãos com água e sabão, passando álcool em gel e evitando abraçar amigos e familiares.




Por
28/09/2020


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!