O que são as cervejas estilo Pale Ale?


O que são as cervejas estilo Pale Ale?

A milenar bebida nunca esteve tão em alta: com uma ampla diversidade de famílias e estilos, os degustadores oficiais da boêmia encontraram maneiras e desculpas ainda mais saborosas para erguer brindes, como pode acontecer quando as cervejas Pale Ale chegam à mesa.

Versáteis, com múltiplas possibilidades de harmonização, essas cervejas possuem um lugar cativo no coração dos aficionados pela bebida. Para mostrar que esses apaixonados têm razão em suas convicções, elaboramos este post.

Nas próximas linhas vamos entender o que são as cervejas Pale Ale, quais são suas características e os tipos mais comuns que podemos encontrar. Confira!

A compreensão do conceito de Ale

Antes de chegarmos às cervejas Pale Ale temos que falar a respeito da família que dá nome a esse estilo: as Ale.

Dica: Conheça as principais famílias e estilos de cerveja

Em resumo, podemos apontar que a grande diferença para as Lager é o processo de fermentação. As Ale são cervejas de alta fermentação, enquanto as Lager são de baixa fermentação.

Isso significa que elas passam por um processo químico em uma temperatura alta, relativamente — entre 15 e 24°C. Com isso, a levedura vem à tona na mistura, o que possibilita também uma série de particularidades à bebida, como a complexidade do seu sabor ou mesmo a coloração do produto final.

A segmentação para as cervejas Pale Ale

Esse estilo de cerveja ficou bastante marcado por ter uma cor clara — daí a tradução livre, que ficaria como “cerveja pálida”. Só que a pluralidade de estilos que surgiu das cervejas Pale Ale deu pouco significado a essa tradução.

Não à toa, nos deparamos com cervejas de coloração dourada ou mais puxada para o cobre. Além disso, possui um nível de amargor versátil — embora varie do médio para o alto.

Clique no banner abaixo e confira todos produtos da Cervejaria Leopoldina!
Adquira a sua Leopoldina sem sair de casa

As características desse estilo de cerveja

Além da variação perceptível em sua tonalidade, as cervejas Pale Ale carregam um peculiar aroma terroso e herbal. O seu corpo, que fica mais robusto e espumoso pela fermentação, pode ganhar um sabor que remete ao caramelo.

As notas frutadas também podem ser sentidas em alguns estilos. Por isso, podemos considerar que a cerveja Pale Ale é mais complexa ao degustá-la, característica que fica ainda mais nítida ao avaliarmos os tipos derivados mais comuns da bebida:

India Pale Ale

A popular IPA, que leva uma adição de lúpulo em sua composição, garantindo uma coloração acobreada e intensidade no sabor.

American Pale Ale

Clara e suave, é uma das cervejas Pale Ale mais famosas por aqui.

English Pale Ale

Também conhecida como bitter, ela se caracteriza pelo forte amargor.

Belgian Pale Ale

A versão belga desse estilo de cerveja, com coloração clara e sabor leve e equilibrado.

Belgian Blond Ale

Versão mais encorpada, o que confere a ela um dourado tom que se percebe facilmente, quando servida no copo.

Clique no banner abaixo e confira todos produtos da Cervejaria Leopoldina!
Adquira a sua Leopoldina sem sair de casa

É bom notar, também, que toda essa diversidade é um prato cheio para você descobrir novas cervejas Pale Ale — mas com ingredientes inusitados. Recomendamos a pesquisa!

Enquanto isso, convidamos você a assinar a nossa newsletter para ficar por dentro, em primeira mão, de todas as nossas dicas e novidades!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!