3 Dicas de Leituras Cervejeiras Imperdíveis


3 Dicas de Leituras Cervejeiras Imperdíveis

Janeiro é mês de férias! Nada mais agradável do que colocar as pernas para o ar, dar aquela relaxada e abrir sua cerveja Leopoldina favorita, não é mesmo? E para os amantes de uma boa leitura, separamos 3 recomendações essenciais para você mergulhar de cabeça no universo das cervejas artesanais.

Optamos aqui por livros de alta relevância no cenário cervejeiro, mas é claro, sabemos também que há diversas formas de nos educarmos a respeito de um tópico de interesse. O principal objetivo é oferecer um direcionamento para que cada um siga o seu próprio caminho.

Vale lembrar também da possibilidade de audiobooks e resumos de livros no YouTube para aqueles que não têm o hábito de ler. Pode ir abrindo a sua Leopoldina favorita, que essa leitura promete!


Dica 01: A Mesa do Mestre Cervejeiro, por Garret Oliver.

Garrett Oliver é mestre cervejeiro e um gigante no assunto, não só nos Estados Unidos (seu país de origem), mas no mundo todo. Neste livro, que é um dos mais buscados por quem deseja se aprofundar no mundo das artesanais, ele mostra porque a cerveja artesanal é o melhor acompanhamento para as nossas refeições. Além de ser mais versátil que o vinho, segundo ele, a cerveja artesanal intensifica os sabores da comida quando harmonizada corretamente, elevando as experiências gastronômicas a um novo patamar!

Também é importante destacar que o livro não é feito apenas de dicas sobre combinações entre cerveja e comida, muito pelo contrário. Ele resgata boa parte da história da bebida, de seus estilos, dos métodos de produção e hábitos cervejeiros. A Mesa do Mestre Cervejeiro é certamente umas das maiores obras sobre cervejas artesanais já publicadas no Brasil. Uma leitura de respeito que vai ampliar seus horizontes!


Dica 02: Larousse da Cerveja, por Ronaldo Morado.

A escassez de informações sobre cerveja não é um fenômeno brasileiro, mas mundial. Foi por isso que Ronaldo Morado dedicou três anos de pesquisas para escrever o "Larousse da Cerveja”. O livro aborda em 360 páginas, ricamente ilustradas, os seguintes tópicos sobre o tema: história, cultura, ingredientes, fabricação, degustação, guia de estilos, acessórios, gastronomia, negócios, e muito mais! É uma obra de referência, escrita tanto para o público leigo quanto para o leitor já iniciado no assunto.

O mérito do livro é justamente sua abordagem variada, inclusive com alguns tópicos inéditos em relação a qualquer outra publicação existente no mundo: a abrangência da parte referente à história; a descrição completa dos diferentes estilos segundo o Beer Judge Certification Program (BJCP) e o panorama da cultura cervejeira no Brasil. Uma obra que faz jus ao nome e merece uma atenção especial!


Dica 03: Guia Ilustrado Zahar de Cerveja, por Michael Jackson.

Você vai viajar pelo universo da cerveja guiado pelo maior escritor sobre o tema. Michael Jackson é autor de livros e documentários para TV. Seu documentário pela Discovery Channel, The Beer Hunter (O Caçador de Cervejas) mostrou as melhores cervejas produzidas artesanalmente em todos os cantos do mundo.

Nesta Guia, ele ensina a origem, a história e os métodos de produção da bebida; percorre as principais áreas produtoras do planeta; e mostra os gostos característicos e as melhores formas de degustá-la. Um guia definitivo que trata a cerveja como elemento da gastronomia, para transformar qualquer apaixonado em cervejas em um verdadeiro especialista!

Com essas dicas incríveis sobre o universo cervejeiro, você vai começar o ano de 2021 com o pé direito: um expert em cervejas artesanais! Depois de ler, é só colocar seu conhecimento em prática.




Por
13/01/2021


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!