Leopoldina Italian Grape Ale: Paixão Brasileira, Coração Italiano


Leopoldina Italian Grape Ale: Paixão Brasileira, Coração Italiano

É com muito orgulho que apresentamos a nossa mais nova criação - Leopoldina Italian Grape Ale. A união de dois mundos num estilo de cerveja complexo e refrescante!

Segundo o Guia de Estilos de Cervejas do Beer Judge Certification Program (BJCP), a Italian Grape Ale (IGA) ocupa um posicionamento no mundo cervejeiro como Fruit Beer (Specialty Beer), tendo como características principais a complexidade e a refrescância.

 

As IGAs têm como peculiaridade a utilização de variedades de uva ou de mosto no seu processo de elaboração. Com o surgimento da Italian Grape Ale em muitas cervejarias artesanais italianas nos últimos anos, pode-se dizer que a comunhão entre o mundo da cerveja e do vinho veio para ficar. Com grande potencial criativo, ela se torna uma expressão de terroir, biodiversidade e inventividade do cervejeiro.

 

Elaborada durante o período de vindima, a Italian Grape Ale da Leopoldina tem suas raízes ligadas ao Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha, levando em sua composição o mosto da uva Chardonnay dos renomados vinhos da Casa Valduga. Uma cerveja elegante e seca, com estilo base saison e notas marcantes da uva Chardonnay, ela se complementa pelas notas frutadas e condimentadas, harmonizando perfeitamente com queijos, carnes brancas e massas com molhos diversos.

 

Familiarize-se com a Leopoldina Italian Grape Ale, a bebida que une a tradição enológica italiana da Famiglia Valduga com a paixão cervejeira no Brasil.

 

Aparência

A variação de cores da IGA se dá de acordo com o tipo de uva selecionado e, no caso da Leopoldina Italian Grape Ale, é a uva Chardonnay a grande estrela. Sua coloração é dourada, 10 EBC (European Brewing Convention).

 

Aroma

Por se tratar do envolvimento de uvas no processo de elaboração, as características aromáticas deste ingrediente são bastante perceptíveis. Mas claro, com equilíbrio com outros aromas da própria cerveja!

 

Sensação de boca

De carbonatação média-alta, a Leopoldina Italian Grape Ale apresenta uma agradável acidez, o que contribui no aumento da sensação de secura, além de aprimorar a percepção do aroma.

 

Sabor

Como é de se imaginar, a uva escolhida exerce papel fundamental na elaboração de uma Italian Grape Ale, tanto em qualidade, quanto em níveis de concentração e volume. Apresenta notas frutadas (cereja e morango) e condimentadas.

 

É de dar água na boca, não é mesmo? Um brinde à essa união, salute!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!