IBU: conheça aqui essa medida do universo cervejeiro


IBU: conheça aqui essa medida do universo cervejeiro

O universo cervejeiro é mesmo surpreendente. Basta nos aprofundarmos um pouquinho para encontrarmos uma série de siglas diferenciadas, como “IBU”. Mas não precisa se preocupar! Com informações detalhadas, você vai tirar qualquer temática sobre a bebida de letra.

A abreviação pode ser definida como a unidade que mede o amargor do produto. O grande diferencial está em compreender que as sutilezas do sabor amargo são essenciais para criar a personalidade de um rótulo. As informações devem ser consideradas em conjunto com a intensidade do malte ou do corpo presente na bebida.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o processo de avaliação e o impacto direto em cada tipo de bebida. Acompanhe: 

O que significa IBU? 

A sigla significa “International Bitterness Unit”. Com uma definição aproximada para o português, podemos chamá-la de “unidade internacional de amargor”. Em uma linguagem direta, o IBU determina o quão amarga é uma cerveja e possibilita conhecer a quantidade de lúpulo existente em um rótulo.

Afinal, o ingrediente está entre os principais responsáveis pela composição de bebidas com sabores mais complexos. A numeração exata de cada IBU ocorre a partir de um cálculo preciso, que é realizado durante a fabricação da cerveja.

No Brasil, a maioria das marcas não apresenta a amargura indicada no rótulo. No entanto, algumas bebidas fazem questão de mostrar ao público essa informação. 

Dica: 4 diferenças entre cervejas artesanais e industrializadas

Quais são os estilos amargos? 

Uma cerveja fabricada no Brasil de forma industrial tem entre 8 e 15 IBUs. Já as bebidas do estilo Pilsen costumam apresentar cerca de 35 a 45 IBUs. Para os fãs de sabores encorpados com bastante amargor, rótulos do estilo American Barleywine e Imperial IPA alcançam impressionantes 120 IBUs.

A definição exata da unidade está ligada à conversão dos alfa-ácidos em iso-alfa-ácidos, que são os grandes responsáveis pela sensação de amargor. Por isso, os números apresentados em uma bebida devem ser relativizados: tudo depende da concentração dos ingredientes durante a produção. 

Como é medido o IBU?

O IBU serve como um guia para as definições de amargor. Para entender como a unidade é medida, torna-se necessário explicar melhor o que acontece com os ingredientes no processo de fabricação.

O lúpulo gera os alfa-ácidos, que são transformados em iso-alfa-ácidos durante o aquecimento do mosto. Dessa forma, o amargor surge como resultado dos ácidos e dos aromas criados pelos óleos essenciais do lúpulo.

A quantidade de cada ingrediente presente no cereal varia de acordo com as necessidades das receitas. Por isso, existem tipos aromáticos e de amargor acentuado

O IBU é medido em um processo de análise química conduzido por especialistas em laboratórios. Entre os principais equipamentos utilizados, está o espectrofotômetro, que serve também para observar a coloração de diferentes estilos de cervejas. O valor encontrado nas escalas pode ser observado pelo toque amargo de algumas amostras.

Clique no banner abaixo e confira as cervejas da Cervejaria Leopoldina sem sair de casa!
Adquira sua Leopoldina sem sair de casa

O IBU representa todo o sabor amargo? 

As sensações de amargor presentes em uma cerveja não podem se restringir aos números alcançados pelo IBU. Tenha em mente que a bebida é composta por maltelúpulo, em definições que misturam sabores doces e amargos.

A quantidade inserida dos dois ingredientes determina a predominância de algum gosto em especial. Um IBU de número elevado, por exemplo, pode encontrar equilíbrio no resultado de rótulos com alto teor alcoólico.

Isso acontece por conta da presença de açúcares não fermentados na composição feita com mais malte. A melhor forma de produzir uma bebida verdadeiramente amarga é combinar alto IBU com um corpo leve. 

Pronto! Agora você já conhece o significado do IBU. A medida característica do universo cervejeiro é mais uma etapa importante na hora de escolher o tipo de bebida que mais agrada ao seu paladar. Lembre-se de que estudar o tema com dedicação faz toda a diferença ao harmonizar os rótulos e criar experiências únicas em longo prazo. 

Gostou das informações deste artigo? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos exclusivos! 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!