Harmonização de cervejas: aprenda a combinar a bebida com comidas mexicanas


Harmonização de cervejas: aprenda a combinar a bebida com comidas mexicanas

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Harmonizar cervejas com comida mexicana é sempre uma boa pedida gastronômica. Para quem tem paladar exigente, reconhecer o que combina com cada prato faz toda a diferença. Afinal, a cerveja é uma das bebidas mais democráticas quando se trata de experimentar sabores!

A tarefa não é muito complicada: os aromas e as combinações costumam ser mais fáceis do que as feitas com vinho. Entre as classificações da bebida, existem características que ajudam a definir a compatibilidade com os alimentos. Por isso, você precisa encontrar os ingredientes adequados para diferentes estilos. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Vamos tirar suas principais dúvidas neste artigo e proporcionar experiências inesquecíveis. Acompanhe! 

Combinando tacos com bebidas refrescantes

O prato preparado à base de milho é extremamente popular no Brasil. O recheio pode ser preenchido com carne picada de frango, bovina ou suína. A receita leva também alface, queijo e tomate em algumas situações. A melhor forma de saborear é com as mãos, no modelo sanduíche.

Tacos combinam com uma grande lista de bebidas refrescantes. Aposte em cervejas que amenizem a ardência da pimenta e dos temperos fortes. Dê preferência para cervejas de baixa fermentação, do estilo lager, como uma Pilsner ou uma Witbier. Assim, ocorre o processo da oposição no paladar, quando sabores opostos se chocam. 

LEOPOLDINA PILSNER EXTRALEOPOLDINA BOHEMIAN PILSNERLEOPOLDINA WITBIER LIMÃO SICILIANO E COENTRO 

Clique nas imagens acima e confira mais detalhes de cada cerveja!

Dica: Entenda como funciona a maturação de cervejas em barris de madeira

O melhor estilo de cerveja para acompanhar burritos

A tortilha de farinha normalmente é preparada com carne bovina, suína ou de frango. Tradicional na culinária mexicana, a especialidade recebe apenas um tipo de recheio antes de ser enrolada para servir. Existem também algumas opções que fogem das receitas típicas com arroz, feijão, guacamole, alface, tomate, salsa e queijo. 

As cervejas IPA's são perfeitas para acompanhar o prato. Além de terem um sabor mais amargo, o estilo também é extremamente fácil de beber. O contraponto principal está nos aromas caramelizados, com forte concentração de lúpulo. 

LEOPOLDINA IPA PALE ALE 

Clique na imagem acima e confira mais detalhes da cerveja!

Equilibrando a quesadilla com o teor do lúpulo

A tortilha preparada com queijo grelhado e fundido pode ser feita com base de milho ou trigo e adição de temperos vegetais durante o processo de preparação. Um prato completo de quesadilla é composto por duas tortilhas recheadas de queijo empilhadas em forma de meia-lua. O formato servido no Brasil lembra os tradicionais beirutes. 

Como o sabor predominante na receita é o queijo, você pode fazer combinações baseadas no lúpulo. Escolha o estilo de acordo com a intensidade do sabor da comida. Veja alguns exemplos de estilos indicados: 

  • queijos duros: red ale, dunkel e weizenbock; 
  • queijo fresco: session pale ale, pilsner  e amber lager;
  • queijos macios: bohemiam pilsner, weizenbier e kölsch;
  • queijos azuis: india pale ale, old strong ale, bière brut e weizenbock.

Combinando bebidas com a picância dos nachos 

As tortinhas de milho em formato triangular são extremamente crocantes e saborosas. Costumam ser cobertas por queijo e pimentas jalapeño. O prato é muito popular no México e nos Estados Unidos. Na culinária tradicional, existem diversos tipos de recheios e variações de preparo.

Os mais utilizados são carnes, sour cream, guacamole e salsa. A harmonização mais indicada é com cerveja frutada, especialmente aquelas com nuances herbais e florais, características advindas do lúpulo inglês. Assim, a bebida realça os ingredientes mais complexos dos nachos, proporcionando uma experiência diferenciada. 

Outro prato ideal para combinações é a enchilada. Preparada como uma panqueca de milho mexicana, está cada vez mais requisitada entre os cervejeiros. As principais dicas de harmonização são bebidas com aroma de café e chocolate. As variações costumam ser provenientes do malte. 

Agora que você já sabe como harmonizar cervejas com comidas mexicanas, suas refeições serão mais do que um simples tira-gosto. Afinal, a culinária típica representa uma forte mistura cultural baseada em sabores picantes e cores vivas. Aposte em experiências novas e obtenha resultados que agradam todos os tipos de paladares! 

Clique no banner abaixo e confira todos produtos da Cervejaria Leopoldina!

adquira a sua Leopoldina sem sair de casa

Gostou das nossas dicas para harmonizar cervejas? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e marque os amigos cervejeiros que também apreciam uma boa degustação! 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!