4 Dicas para Harmonizar Cerveja e Chocolate


4 Dicas para Harmonizar Cerveja e Chocolate

Com a chegada da Páscoa, é quase impossível não pensar em chocolate! Hoje em dia, existem inúmeros rótulos que harmonizam muito bem com esse ingrediente, seja ele branco, amargo ou ao leite. No blog de hoje, vamos falar sobre essa harmonização irresistível para você usar e abusar da criatividade!

 

Afinidades entre chocolate e cerveja

Você já deve imaginar que a qualidade tanto do chocolate, quanto da cerveja, está diretamente ligada ao seu modo de elaboração e ingredientes utilizados. Dessa forma, em ambos os casos, os melhores resultados costumam ser obtidos através dos produtos artesanais.

A afinidade entre chocolate e cerveja se dá muito por conta da textura dos dois: a untuosidade da manteiga de cacau, que em temperatura ambiente, é envolvente no paladar contrasta muito bem com a carbonatação da cerveja.

Outro ponto em comum entre o chocolate e a cerveja é o fato de ambos serem produzidos a partir de fermentação; além também de serem extremamente versáteis na gastronomia, podendo ser utilizados nos mais diferentes tipos de pratos e harmonizações.

 

Dicas de harmonização

Dica #1. Equilíbrio é a palavra-chave

Um dos pontos mais importantes na harmonização entre cerveja e chocolate está no equilíbrio entre o amargo e o doce. Uma regrinha bem simples (e longe de ser absoluta) é combinar doce com doce e amargo com amargo. Nossa indicação master neste post é experimentar com a Cerveja Leopoldina Porter um equilíbrio perfeito!

 

Dica #2. Atente-se à acidez

A maioria das cervejas possui acidez leve, porém alguns rótulos podem apresentar pH mais ácido, o que pode influenciar na harmonização com chocolate. O ideal é, novamente, buscar um equilíbrio.
 

Dica #3. Lembre-se do teor alcoólico

Normalmente, as cervejas com teor alcoólico mais baixo (como Pilsners e Pale Ales) deixam a desejar no quesito da untuosidade que mencionamos anteriormente. Opções interessantes que fogem à regra são os estilos Weissbier e Witbier, que possuem toques cítricos e interagem brilhantemente com chocolate branco.

 

Dica #4. Experimente sem medo

Em se tratando da gama de possibilidades no mundo das artesanais, talvez uma experimentação mais ousada seja um pouco desafiadora para os mais iniciantes. Por isso, lembre-se da nossa dica de ouro sobre harmonização: se você tem um paladar bem específico sobre um determinado chocolate ou cerveja, por que não experimentar?

 

Com essas dicas em mente, use e abuse da sua criatividade!

Da nossa Famiglia para a sua, uma feliz e harmoniosa Páscoa!

 

Por Denycker Kaefer

 

 




Por
01/04/2021


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!