Curiosidades sobre cerveja que você precisa conhecer.


Curiosidades sobre cerveja que você precisa conhecer.

Beber uma boa cerveja é um dos melhores prazeres da vida, mas você sabia que ela carrega uma história cheia de particularidades muito interessantes?

Continue lendo o blog e descubra as curiosidades incríveis que deixam essa bebida ainda melhor!

Criada na antiguidade, a cerveja é uma das bebidas mais antigas do mundo!

As primeiras evidências sobre a cerveja surgiram há mais de nove mil anos atrás, na região da Mesopotâmia, atual Kuwait e Iraque.

Naquela época, as mulheres guardavam os grãos que seriam utilizados na fabricação do pão em jarros. Porém, nem todos eram utilizados e, com o tempo, as sobras acabavam fermentando e, acidentalmente, formando o que hoje chamamos de cerveja.

Descoberta por elas, produzida por elas também!

Na antiguidade, a cerveja era vista como um alimento e, por isso, fazia parte das “tarefas domésticas” da mulher. Ou seja, por muitos anos, a produção das cervejas foi exclusivamente destinada a elas que passaram a conhecer todos os segredos das receitas e fabricar uma bebida muito melhor.

Os homens só começaram a fazer parte deste processo no início da Revolução Industrial, quando os novos métodos e tecnologias dispensaram a necessidade da participação feminina.

A geladeira foi criada para refrigerar as cervejas.

No ano de 1856, quando o consumo de cerveja já era difundido, uma fábrica australiana queria inventar um sistema capaz de manter a bebida refrigerada e, para isso, contratou James Harrison para solucionar o problema.

E assim, por causa das cervejas, surgiu a primeira versão do que conhecemos como “Geladeira Doméstica”, usando o princípio da compressão de vapor.

Cada cerveja tem a temperatura ideal para ser degustada!

Apesar da geladeira ter sido inventada por causa dela, nem toda cerveja precisa ser consumida gelada.

Assim como os vinhos, cada estilo de cerveja tem uma temperatura específica para ser degustada pois, desta forma, o sabor e aroma pode ser sentido com mais facilidade, trazendo maior complexidade para a experiência.

Um bom exemplo são as cervejas Leopoldina Russian Imperial Stout e Leopoldina Old Strong Ale, que, devem ser consumidas entre 5ºC e 8ºC.

O país que mais consome cerveja no mundo é a República Tcheca!

Berço do estilo Pilsner, a República Tcheca possui um consumo anual de, em média, 143 litros por habitante, segundo uma pesquisa do Bath-Hass Group, o que dá mais de 1,5 milhão de litros no total.

 

E você, já conhecia todas essas curiosidades sobre a cerveja?

 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!