
As cervejas especiais estão conquistando cada vez mais o paladar dos brasileiros. Para fugir do comum e atender essa nova demanda, os produtores começaram a sair em busca de ingredientes inusitados para incrementar suas receitas — e o resultado tem agradado o consumidor!
Os números são expressivos: o mercado cervejeiro no Brasil movimenta cerca de R$ 74 bilhões, o equivalente a 1,6% do PIB nacional. O setor ainda está em ascensão, mas as expectativas de crescimento são grandes sobretudo na região Sudeste e Sul do Brasil, onde se encontram as maiores cervejarias.
Quer conhecer um pouco mais desse mercado tão promissor e ver de perto os seus segredos de sucesso? Confira a nossa seleção de ingredientes curiosos utilizados em cervejas artesanais!
6 ingredientes inusitados usados na fabricação de cervejas
Os cervejeiros estão cada vez mais criativos, e as misturas estão satisfazendo o paladar exigente dos apreciadores. Hoje, já é possível encontrar no mercado produtos como:
Cerveja witbier com limão siciliano e coentro
A combinação produz uma cerveja leve e refrescante. A witbier — cerveja branca — é feita a partir de maltes selecionados, com um toque adocicado e cítrico do limão siciliano e o sabor indiscutível do coentro.
A bebida harmoniza perfeitamente com queijo de cabra, tâmara, lula e saladas.
Clique na imagem acima e confira os detalhes do produto!
Pink lemonade
Essa é uma cerveja de trigo com adição de framboesa, amora e limão, ingredientes que deixam a bebida levemente rosada. Seu teor alcoólico é de 4,4% e seu sabor é refrescante, suave e com notas cítricas.
A pink lemonade harmoniza com frango assado, comida mexicana e até torta de limão!
Cerveja de bacon
Se tem bacon no meio, pode apostar que essa ideia veio dos norte-americanos. A bebida artesanal é elaborada com vários ingredientes, incluindo o bacon defumado em madeiras de macieira.
A cerveja tem cor amarelada e aroma adocicado, equilibrado pelo sabor marcante do bacon defumado. Harmoniza-se com o próprio bacon, carnes, embutidos defumados e até sobremesas.
Dica: Harmonização de cervejas: aprenda a combinar a bebida com comidas mexicanas
Loverboy (Seasons)
A Loverboy é uma cerveja de trigo com adição de sal rosa do Himalaia e coentro como substituto do lúpulo. Além desses ingredientes, a bebida conta com o acréscimo de sálvia, gengibre, artemísia e capim-cidró, que dão origem a uma cerveja com acidez equilibrada e de coloração turva.
Cerveja com jabuticaba
A jabuticaba é uma fruta tipicamente brasileira e agrega um aroma frutado e refrescante à cerveja. A fruta é adicionada na fermentação secundária da bebida, e sua presença resulta em uma cerveja com 5,5 % de teor alcoólico, condimentada e refrescante.
Combina com pratos mais encorpados, como carnes vermelhas, mariscos e pratos picantes da culinária mexicana.
Cerveja de peixe
É no Japão, na cidade de Konan, que você poderá degustar essa iguaria. A cerveja tem 5% de teor alcoólico e contém farinha de arroz e lúpulo.
O sabor exótico adicionado é chamado de dashi, um caldo de peixe muito usado na culinária tradicional do país que é feito a partir da combinação de algas e Bonito, uma espécie de peixe semelhante ao Atum.
Clique no banner abaixo e confira todos produtos da Cervejaria Leopoldina!
A lista de cervejas com ingredientes inusitados é bem extensa: os cervejeiros estão cada vez mais ousados e o consumidor só tem a ganhar com as inovações. E você, quer ficar por dentro de outras novidades do mundo das cervejas especiais? Siga nossa página no Facebook e acompanhe tudo que compartilhamos por lá!