Conheça as principais famílias e estilos de cerveja


Conheça as principais famílias e estilos de cerveja

A cerveja é considerada uma paixão nacional: é a bebida perfeita para um happy hour, churrasco com os amigos ou até para relaxar após um dia cansativo de trabalho. Quem é cervejeiro conhece diversos rótulos da bebida, que representam sua família, cor e sabor.

No entanto, quem está entrando agora no mundo das cervejas especiais, pode se confundir com tantas informações, diferenças e famílias. Você sabia que existem dezenas de estilos de cerveja? Veja a seguir o guia que preparamos para apresentar cada um deles a você:

Famílias de cerveja

Cada família se caracteriza pelo tipo de levedura utilizado em sua produção. Isso acontece porque os estilos possuem processos de fermentação diferentes, visto que as leveduras utilizadas são de espécies distintas.

É o processo de fermentação que determina os perfis sensoriais e as particularidades de cada estilo de cerveja. Tradicionalmente, agrupamos as cervejas em três grandes famílias que contém estilos diferenciados: lager, ale e lambic.

Dica: Você sabe o que indica o amargor da sua cerveja?

As cervejas Lager

Sendo hoje a família de cervejas mais consumida no mundo, as cervejas lager também são chamadas de cervejas de baixa fermentação ou fermentação a frio, visto que suas leveduras atuam em temperaturas entre 6 e 12°C.

As primeiras cervejas lager surgiram na Europa Central no século XIV e são caracterizadas por seu teor alcoólico leve e sabor refrescante. Os estilos de cerveja Pilsner, Bohemian e Witbier representam bem essa família.

Pilsner

O estilo Pilsner é o mais emblemático dessa família. Originárias da cidade de Pilsen, na República Tcheca, em meados do século XIX, essas cervejas também são chamadas Pilsen ou Pilsener.

Bohemian

As cervejas do estilo Bohemian Lager também seguem o perfil de sabor característico da família, com baixo teor alcoólico, refrescância, leveza e boa presença de lúpulo.

As cervejas Ale

Diferentemente das lagers, essas cervejas possuem fermentação alta, entre 15 e 24°C, o que lhes confere maior complexidade de aromas e sabores. Os estilos de cerveja característicos dessa família são: Session Pale Ale, Old Strong Ale, India Pale Ale e Red Ale.

Session Pale Ale

São cervejas que se caracterizam pelo baixo teor alcoólico (normalmente inferior a 5%), sabor suave e refrescante. Ótima pedida para os dias quentes.

Old Strong Ale

Cervejas de perfil mais vigoroso, com gradação alcoólica entre 6 e 12%. Podem apresentar sabor bem equilibrado ou evidenciar a forte presença alcoólica.

India Pale Ale (IPA)

Estilo de cerveja criado pelos ingleses, as IPAs continham uma carga maior de lúpulo, que age como conservante na cerveja, a fim de suportar o longo trajeto até a Índia, que até então ainda era colônia inglesa. A forte presença de lúpulo traz amargor e refrescância ao estilo.

Red Ale

Possui coloração avermelhada devido à torra mediana do malte, o que confere leve dulçor e corpo ao estilo.

As cervejas Lambic

São cervejas de fermentação natural, típicas do entorno de Bruxelas. O mosto é fermentado pelas bactérias presentes na atmosfera, sem adição de leveduras selecionadas. Esse estilo apresenta enorme variedade sensorial e é provavelmente o estilo de cerveja mais antigo do mundo.

Clique no banner abaixo e confira as cervejas da Cervejaria Leopoldina:

Adquira a sua Leopoldina sem sair de casa

Gostou de saber mais sobre estilos de cerveja e quer continuar acompanhando outras novidades sobre o assunto? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dessa bebida que tanto reúne as pessoas em torno de experiências memoráveis!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!