Como o teor alcoólico influencia na experiência cervejeira?


Como o teor alcoólico influencia na experiência cervejeira?

O teor alcoólico é uma das características mais importantes na hora de escolher uma cerveja, influenciando diretamente na degustação. E é exatamente sobre isso que vamos falar no blog de hoje! Preparado?

Como o álcool se forma nas cervejas?

Para entender como o álcool pode mudar completamente uma experiência cervejeira, primeiramente é necessário entender como ele é adquirido pela bebida.

O processo no qual o álcool é formado chama-se fermentação e ele acontece de forma natural durante as etapas da produção.

A fermentação é uma das últimas fases na fabricação das cervejas e é durante ela que os açúcares produzidos na mosturação são consumidos por leveduras, transformando-as em álcool e gás carbônico.

Ou seja, quanto maior o açúcar durante os preparos iniciais, maior será o consumo das leveduras e, consequentemente, maior o teor alcoólico final da cerveja.

E de que forma esse fator influencia na experiência?

 Sabor e aroma da cerveja

O álcool tem um grande papel para a cerveja e influencia diretamente no sabor e aroma da bebida. Ele aumenta a sensibilidade dessas características, tornando-as mais evidentes, além de dar vida ao que conhecemos como “perfume” da cerveja.

 Harmonização

Existem muitos fatores para serem analisados na hora de harmonizar uma cerveja com um prato, e o teor alcoólico é muito importante!

As cervejas com teor de álcool mais alto podem ajudar a quebrar a gordura em pratos muito pesados, como frituras e carnes, enquanto cervejas mais refrescantes equilibram bem com pratos mais leves.

 Drinkability

A drinkabilidade de uma cerveja está relacionada com o quão fácil de beber ela é, porém, esta percepção varia muito de pessoa para pessoa.  

Geralmente, as cervejas com maior teor alcóolico possuem uma menor drinkabilidade, pois ela possui características que reduzem a capacidade do corpo de tomar muitos goles seguidos.

 Mas, o que é melhor: Maior Teor ou Menor Teor?

Na verdade, não tem certo ou errado, tudo vai depender do seu gosto para cerveja! E agora que você conhece como o teor alcoólico influencia na hora da degustação, é só escolher o que você prefere e degustar sem exageros!

 

 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!