Como é feita a degustação de cervejas artesanais?


Como é feita a degustação de cervejas artesanais?

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto da Cerveja do Brasil, a cerveja artesanal já é uma febre no país. O motivo é o grande interesse dos consumidores por produtos que vão além do básico: por tornarem a cerveja uma bebida diferenciada, essas iguarias despertam nos apreciadores da bebida a vontade de aprender mais e procurar experiências novas.

Para quem já era fã de cerveja, poucas coisas cumprem esse papel tão bem quanto se aventurar pela degustação de cervejas artesanais. Se você nunca fez uma degustação ou participou de uma análise sensorial antes, não se preocupe! Vamos te guiar passo a passo rumo a um novo universo de sabores:

O que fazer antes da degustação

Antes de começar a degustação propriamente dita, é preciso ter em mente alguns cuidados necessários para aproveitar ao máximo essa experiência, como:

  • evite usar perfumes, cremes e desodorantes com cheiro forte;
  • antes da degustação, evite o consumo de alimentos ou bebidas cujo sabor se demore na boca, como pastilhas mentoladas, chocolate, café, bebidas ácidas ou até mesmo pasta de dente;
  • se a sua degustação tiver mais de um rótulo, comer uma bolacha água e sal ou uma fatia de pão branco entre uma cerveja e outra ajudam a limpar o paladar;
  • é interessante ter grãos de café à mão sempre que possível, para limpar o olfato entre os rótulos;
  • se possível, sirva sua cerveja em taças ISO ou, na ausência delas, em taças de vinho. É importante que as taças estejam limpas, secas e em temperatura ambiente;
  • procure obedecer a temperatura ideal de cada estilo: a cerveja "estupidamente gelada" adormece as papilas gustativas e acaba mascarando o sabor da sua bebida;
  • o indicado é seguir uma ordem de potência crescente. Levando em consideração três critérios: álcool, amargor e cor. Sendo assim, da menos alcoólica para mais alcoólica, da menos amarga para mais amarga e da mais clara para mais escura.

Clique no banner abaixo e confira todos produtos da Cervejaria Leopoldina!

Adquira a sua Leopoldina sem sair de casa

Agora, vamos aos traços que devemos procurar em uma degustação de cervejas artesanais!

O que fazer durante a degustação

Fique atento à audição, cor e turbidez

Ao abrir a cerveja, esteja atento ao som característico que ela faz: a ausência desse som pode indicar carbonatação mal feita. Ao servi-lá, preste atenção à cor (dourada, âmbar, escura) e à turbidez (se ela é mais translúcida ou mais opaca).

Por fim, observe a espuma ou colarinho: se é persistente e se possui bolhas maiores ou menores. Ao contrário do senso comum, a espuma é desejável, pois preserva a temperatura da cerveja.

Sinta o aroma

Gire a bebida na taça e inale. Procure identificar aromas familiares, sejam frutados, florais, ácidos, alcoólicos ou outros.

Dica: Descubra como a garrafa pode mudar o sabor da sua cerveja

Analise o corpo

No primeiro gole, fique atento ao peso da bebida na boca: se ela é mais leve ou mais pesada. O corpo da cerveja pode ser afetado pelo teor alcoólico, pela carbonatação ou pelos açúcares residuais.

Observe o gosto e o sabor

Nossas papilas gustativas podem reconhecer apenas cinco gostos diferentes (azedo, doce, amargo, salgado e umami), mas nosso olfato é capaz de identificar dezenas de milhares de aromas diferentes.

Quando combinamos o gosto, o aroma e à sensação tátil do alimento ou bebida na boca, temos a composição do sabor: um conceito complexo capaz de se ligar fortemente às nossas memórias.

Ao degustar sua cerveja, tente identificar seus gostos básicos, os ingredientes e também os sabores complexos presentes: sabor de frutas, amargor, dulçor, acidez etc.

Clique no banner abaixo e confira todos produtos da Cervejaria Leopoldina!

Adquira a sua Leopoldina sem sair de casa

Não ignore o retrogosto 

Diz respeito ao sabor residual, aquele que permanece ecoando na boca depois que engolimos a cerveja. Numa degustação de cervejas artesanais, é comum que o retrogosto traga notas diferentes daquelas percebidas com a bebida na boca.

Como você viu, uma degustação de cervejas artesanais pode ser uma experiência sensorial incrível para quem gosta de entender os processos de fabricação dessa bebida tão apreciada. Se você gostou das nossas dicas, compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os amigos que vão gostar de saborear uma cerveja de qualidade!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!