Como a cerveja salvou o mundo? Saiba agora mesmo!


Como a cerveja salvou o mundo? Saiba agora mesmo!

Degustar uma boa cerveja está entre as coisas mais prazerosas que podemos fazer ao longo de um dia, não é mesmo? Mas você já parou para pensar no impacto que essa bebida dos deuses teve na história da humanidade e no desenvolvimento tecnológico ao longo dos anos?

O canal Discovery Channel já. O resultado dessa pesquisa é um documentário chamado “Como a cerveja salvou o mundo”. E é sobre ele que falaremos neste post.

Se você é um cervejeiro entusiasta, fique de olho nas informações que reunimos aqui. Vamos elencar diversos aspectos da história para os quais a cerveja foi fundamental.

Como a cerveja fomentou a revolução agrícola

Antes de dominar a agricultura, a sobrevivência humana era baseada em caça e coleta. Foi durante essa época que surgiu a primeira cerveja acidental da história. De acordo com o documentário, depois de alguns homens corajosos provarem a bebida, eles se sentiram motivados a plantar mais cevada e desenvolverem métodos agrícolas.

Apesar de o processo ser ainda artesanal, essa motivação deu origem a um efeito dominó, que culminou no desenvolvimento de uma série de tecnologias. Começando pela capacidade de arar e desenvolver sistemas de irrigação do solo. Em seguida, a necessidade de transporte e a consequente invenção da roda.

Segundo pesquisadores entrevistados pela Discovery, a necessidade de contabilizar e controlar a distribuição de cerveja culminou na invenção da matemática e sistemas de medição. Por fim, o controle da produção também originou as primeiras formas de escrita da história.

Dica: Lei da Pureza da Cerveja: ainda faz sentido na produção artesanal?

Como a cerveja salvou o mundo das doenças

Durante a Idade Média não existia saneamento básico nas casas. Ou seja, todo o esgoto era jogado nos rios, onde a água era coletada para beber e produzir alimentos. Por isso, a expectativa de vida era muito baixa na população.

Mas pesquisadores estudaram a influência da cerveja na saúde dessas pessoas e os resultados foram surpreendentes. A partir da simulação da produção de uma cerveja da época, e usando água contaminada, eles detectaram a presença de um antibiótico que só foi descoberto pelo homem muitos séculos depois.

Além de tratar doenças sem sequer terem conhecimento a respeito, a cerveja contribuiu para o avanço de outras pesquisas. Louis Pasteur, inventor da pasteurização e de muitas vacinas, estudava a cerveja quando descobriu a existência de bactérias. Podendo, então, desenvolver formas de eliminá-las da nossa convivência.

Como a cerveja foi importante para as grandes navegações

Você já parou para pensar em como a cerveja salvou o mundo na época das grandes navegações?

Nessa época, o transporte da água potável dentro dos navios era um problema real. Como os navios passavam muito tempo em alto-mar, onde a água disponível não é potável, muitas vezes eles tinham que recorrer à cerveja para se manterem hidratados

O motivo por trás disso está no fato de que a cerveja se mantinha gostosa, mesmo depois de muito tempo dentro dos barris de madeira. Ao contrário da água, que era repleta de bactérias e podia provocar a morte dos marinheiros por simples diarreias.

Dica: Conheça as principais famílias e estilos de cerveja

Como a cerveja financiou a invenção dos refrigeradores

A influência da cerveja na tecnologia não se aplica apenas a tempos antigos. Isso porque como surgimento da lager, que exige temperaturas baixas para ser fermentada, o calor era um problema. Esse tipo de bebida só estava disponível durante o inverno, e as fábricas perdiam vendas na primavera e no verão.

Com isso em mente, elas foram as grandes financiadoras dos primeiros modelos de refrigeradores. Nesse ponto, é importante lembrarmos que esses não eram como as geladeiras que conhecemos hoje. Mas foram fundamentais para o desenvolvimento tecnológico que conhecemos atualmente.

Quando paramos para analisar a história da humanidade, a cerveja está presente em diversos pontos importantes. Por isso, se nos perguntamos como a cerveja salvou o mundo, a resposta está no desenvolvimento da agricultura, melhora das condições de saúde, nas consequências das grandes navegações e até na criação das geladeiras.

Clique no banner e adquira sua cerveja da Cervejaria Leopoldina sem sair de casa!

Adquira sua Leopoldina sem sair de casa

Você conhecia esse lado da história da cerveja? Compartilhe esse post nas redes sociais para que os seus amigos também a conheçam!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!