Weissbier, a cerveja de trigo alemã


Weissbier, a cerveja de trigo alemã

A região da Baviera (ou Bavária), ao sul da Alemanha, é muito conhecida por orgulhosamente preservar a cultura local com seus trajes, música e culinária típicos. Como parte deste legado, as cervejas de trigo são muito apreciadas pelos locais, tendo um consumo que chega até a 30% do mercado.

A tradição de produzir as cervejas de trigo sempre foi muito forte na Bavária. Antigamente, esse monopólio era reservado apenas para a Realeza Bávara. Porém, por volta de 1872, a produção das cervejas Weissbier começou a ser feita, tornando-as populares a partir de 1960.

Dentre as cervejas de trigo, a Weissbier é o estilo mais conhecido, podendo ser chamada de Weizen (trigo, em alemão) ou Weiss (branco, em alemão). É uma cerveja leve, de alta fermentação e produzida com malte de trigo e de cevada. Composta por uma tonalidade amarelo palha ao dourado, ela conta com uma espuma espessa como um mousse.

Por não passar pelo processo de filtragem, a Leopoldina Weissbier apresenta aspecto turvo, e sabor leve e frutado. É uma cerveja extremamente refrescante, produzida com o melhor trigo da Bavária.

Na impressão geral, a nossa Weissbier é uma cerveja clara e refrescante, contando com uma sensação cremosa na boca com notas de cravo e banana, além de sabores suaves de grãos de trigo ou pão. 

Elas devem ser servidas de uma vez em copos Weizen, para que as leveduras depositadas no fundo da garrafa e o restante do líquido fiquem homogêneos no copo. Essas leveduras, além de deixarem a cerveja naturalmente turva, ajudam a compor seu aroma e paladar.

Como falamos, é um estilo amplamente difundido na Alemanha, que agrada aos mais diferentes paladares. A harmonização pode ser feita com queijos macios e suaves, atum, saladas, bolinho de bacalhau e frutos do mar.

 

Saboreie a sua hoje mesmo!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!