Ceia de Natal: a combinação perfeita entre pratos e cervejas


Ceia de Natal: a combinação perfeita entre pratos e cervejas

A ceia de Natal é um momento cheio de expectativas. São os pratos abundantes e deliciosos, todas as pessoas mais queridas presentes e muita cerveja envolvida. Para os amantes do líquido dos deuses é uma oportunidade perfeita para promover a experiência ideal.

Já pensou em harmonizar todos os petiscos, pratos principais e sobremesas com o estilo de cerveja mais adequado a cada um deles? Se você é como nós e não perde a chance de degustar cervejas novas, preste atenção no post de hoje. Preparamos uma lista com as combinações perfeitas entre pratos e cervejas na ceia de Natal. Entenda!

Castanhas e cervejas com alto teor alcoólico

As castanhas são parte essencial da ceia de Natal. Para falar a verdade, elas estão presentes em praticamente todos os pratos tradicionais, desde os aperitivos até os doces. Por isso, saber harmonizá-las com as cervejas certas fará toda a diferença na sua experiência sensorial durante o Natal.

Dica: Conheça as principais famílias e estilos de cerveja

O segredo aqui é entender que elas são extremamente oleosas e, portanto, devem ser combinadas com cervejas de alto teor alcoólico. Isso porque o álcool ajuda a equilibrar o óleo das castanhas. Outra opção é partir para os rótulos com tons maltados e tostados mais proeminentes, que não têm tanto álcool mas exercem a mesma função ao paladar.

Bacalhau e cervejas de sabores suaves

O bacalhau é um clássico da semana santa, mas também tem seu lugar especial na ceia de Natal. Esse é um peixe de sabor forte, bastante salgado e geralmente preparado com altas doses de azeite. Para equilibrar essas características marcantes, uma boa opção são as cervejas de trigo com sabores suaves e, até mesmo, adocicadas.

Nesse caso, a harmonização é por contraste, ou seja, o papel da bebida será servir de contraponto para todas as nuances fortes do bacalhau e seus acompanhamentos, como as azeitonas.

Clique no banner abaixo e confira todos produtos da Cervejaria Leopoldina!

Adquira a sua Leopoldina sem sair de casa

Aves, molhos e cervejas tostadas

Peru, chester ou tender são aves muito comuns e tradicionais na ceia de Natal. Elas geralmente são preparadas com molhos de especiarias e condimentos, como cravo, canela e gengibre. E é nesse ponto que precisamos ter atenção ao pensar na harmonização do prato com a bebida.

Quando o preparo das aves é o tradicional, a cerveja mais adequada é aquela que traz tons de caramelo e torra pronunciada. E esses mesmos tipos servem para o caso de perus preparados com bastante gordura. Aqui vale o mesmo raciocínio das castanhas, ou seja, as cervejas tostadas equilibram o caráter gorduroso do prato.

Dica: Lei da Pureza da Cerveja: ainda faz sentido na produção artesanal?

Sobremesas e cervejas de sabores similares

A harmonização de cervejas e sobremesas é muito similar à combinação desses pratos com vinhos. Ou seja, o mais comum é fazermos isso por aproximação de paladares. Nesse sentido, as melhores cervejas para apreciar durante a sobremesa são aquelas com notas de chocolate, castanhas e até canela.

Para as sobremesas mais gordurosas, como as rabanadas fritas, o ideal é escolher cervejas mais tostadas, com toques de frutas. Elas limparão a gordura do paladar e complementarão o sabor da sobremesa com seus ingredientes e nuances frutadas.

Dica: Como é feita a degustação de cervejas artesanais?

A ceia de Natal é a oportunidade perfeita para promover uma degustação harmonizada de vários rótulos diferentes de cerveja. Some a isso o fato de que os pratos servidos nas festas estão entre os mais gostosos que você experimentará no ano. Além disso, as pessoas mais especiais da sua vida estarão presentes para compartilhar essa experiência com você. Parece o cenário perfeito, não é mesmo?

Este post foi útil para a elaboração da sua ceia de Natal? Assine nossa newsletter e fique por dentro de nossos conteúdos!



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!