Brut beer: a perfeita união dos mundos enológico e cervejeiro.


Brut beer: a perfeita união dos mundos enológico e cervejeiro.

Os métodos enológicos, quando utilizados na fabricação de cervejas artesanais, podem transformar completamente a experiência de degustação da bebida. Por isso, no blog de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre esse momento onde a uva e a cerveja se encontram e criam um exemplar de sabor único: a Brut Beer.

 O que é uma Brut Beer?

Os primeiros indícios deste estilo aconteceram no início do século XX, com a utilização de técnicas normalmente usadas na produção de espumantes nas cervejas.

As Brut Beer são caracterizadas pelo alto teor alcoólico, elegância predominante e aromas marcantes. Além disso, elas são muito conhecidas por utilizarem métodos enológicos em seus processos de elaboração, como a segunda fermentação em garrafa, que confere a sensação frisante que os espumantes costumam ter, deixando o sensorial da cerveja mais leve.

A utilização de leveduras de espumante e mosto das uvas também contribuem para o desenvolvimento deste estilo, proporcionando maior complexidade aos rótulos.

Italian Grape Ale: a premiada Brut Beer da Cervejaria Leopoldina

A cerveja Leopoldina Italian Grape Ale nasceu da união entre a tradição presente nas receitas e processos de elaboração da Famiglia Valduga e a singularidade das cervejas especiais.

Desenvolvida durante o período de vindima, esta cerveja está diretamente ligada ao terroir do Vale dos Vinhedos, uma das regiões mais conhecidas por produzir vinhos e espumantes ímpares, pois leva em sua composição o mosto da uva Chardonnay, dos reconhecidos vinhos da Casa Valduga.

Assim como afirma o estilo Brut Beer, a Leopoldina Italian Grape Ale é elaborada pelo método tradicional, com refermentação na garrafa, e perfil elegante e seco. Seu aroma apresenta notas frutadas e condimentadas que complementam o estilo base saison.

 

Gostou de saber mais sobre o estilo que une a cerveja com as uvas? Experimente a mundialmente premiada Leopoldina Italian Grape Ale e viva no paladar a experiência de uma Brut Beer. 

 

 



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!