Os benefícios da Cerveja Artesanal


Os benefícios da Cerveja Artesanal

Os benefícios do vinho à saúde são amplamente divulgados. O que talvez seja novidade para muitos é que a cerveja artesanal consumida moderadamente pode ser tão saudável quanto o vinho.

 

Cerveja artesanal

Visando aprofundar esse entendimento sobre os benefícios da cerveja artesanal e do vinho à saúde, o professor do Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Harokopio da Grécia, Demosthenes Panagiotakos, estudou os efeitos a longo prazo das duas bebidas na saúde do coração, e sugeriu que o vinho e a cerveja são mais ou menos iguais quando se trata da redução dos riscos de doenças cardíacas de uma pessoa.

 

Outro estudo publicado no Journal of Wine Economics, em 2016, analisou os hábitos de consumo e a saúde de mais de 30.000 americanos. Com variáveis como a qualidade da dieta e os níveis de estresse controladas, o estudo concluiu que a incidência de doenças cardíacas e diabetes tipo 2 era menor entre os consumidores moderados de cerveja artesanal em comparação com consumidores de outros tipos de bebidas alcoólicas (incluindo o vinho tinto).

 

Michael McCullough, professor de agronegócio da California Polytechnic State University e co-autor do estudo, diz que “a cerveja artesanal geralmente não é pasteurizada e nem filtrada e, portanto, contém mais compostos vegetais, leveduras, bactérias, vitaminas, minerais e outros constituintes potencialmente saudáveis do que as cervejas produzidas nas chamadas ‘macro breweries’ (produzidas em grande escala).”

 

Vinho

Os benefícios do vinho à saúde ganharam muita atenção na década de 90, com a publicação de estudos relacionados à dieta mediterrânea e o chamado “Paradoxo Francês” - termo popularmente utilizado para ilustrar o fato de os franceses terem baixa incidência de doenças cardiovasculares, mesmo com hábitos alimentares que privilegiam o consumo de gorduras saturadas (em especial, através da ingestão de queijos e derivados).

 

Estudos mais recentes apontaram o resveratrol, muito presente no vinho tinto, como um dos principais responsáveis por tais benefícios. O resveratrol é um polifenol, substância natural encontrada nas uvas, que possui características antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo assim, um grande aliado à nossa saúde.

 

Porém, um estudo dinamarquês, em 2006, identificou que as pessoas que costumavam comprar vinhos, normalmente buscavam alimentos mais saudáveis do que as pessoas que compravam cervejas.

 

Os compradores de vinho compraram mais azeitonas, frutas e vegetais, aves, óleo de cozinha e queijos com baixo teor de gordura, leite e carne do que os compradores de cerveja. Os compradores de cerveja compraram mais pratos prontos, açúcar, frios, batatas fritas, carne de porco, manteiga ou margarina, salsichas, cordeiro e refrigerantes do que os compradores de vinho.

 

Logo, esse comportamento explicaria uma correlação entre o consumo de vinho e saúde, mas não necessariamente uma relação de causa e efeito. Ou seja, os consumidores de vinho talvez fossem mais saudáveis não por causa do vinho que tomavam, mas sim, por toda alimentação mais balanceada que adotavam ao redor desse hábito.

 

Entre cerveja artesanal e vinho, o mais importante é a quantidade moderada

Se você quer levar uma vida mais saudável, mais importante do que sua predileção sobre vinho ou cerveja artesanal, é a quantidade que você vai consumir. A recomendação diária é de uma dose para as mulheres e até duas doses para os homens. Como uma dose, entenda um copo de 330 ml de cerveja ou uma taça de 100 ml de vinho. E não adianta consumir tudo de uma vez no sábado à noite para “compensar” pelos dias da semana que não bebeu. Nesse caso, os efeitos benéficos são superados pelos malefícios quando o consumo de bebidas alcoólicas é acima do recomendado.

 

O veredito

No fim do dia, cada um deve saber qual a melhor escolha para si mesmo, diante dos fatores que considera importante. Qualidade e quantidade são variáveis fundamentais nessa decisão. Por isso, seja inteligente na hora da escolha e conte conosco.

 

Cervejaria Leopoldina, é outra história.



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!