Baviera: um destino cervejeiro obrigatório


Baviera: um destino cervejeiro obrigatório

Há pouco mais de 500 anos, a Alemanha instituía a famosa Lei da Pureza . Também por isso, o país é reconhecido pela qualidade com que produz essa bebida amada por quase todos. Em cada região, cidade, vila ou bairro do país existe uma cervejaria.

E para os turistas amantes da boa cerveja, a região da Baviera, no sudeste da Alemanha, é uma taça cheia. O local, que já teve status de reino, continua a despertar o fascínio dos visitantes com seus charmosos vilarejos de casinhas coloridas com floreiras na janela, picos cobertos de neve e castelos. Ao mesmo tempo, ela também é conhecida por abrigar as melhores cervejas da Alemanha e, por consequência, do mundo. Ou seja, esse é um destino cervejeiro obrigatório.

História

A história que liga a região à cerveja é riquíssima. Em 1338, os produtores de cerveja de Nuremberg foram obrigados por lei a fazer uma adega subterrânea para conservar o produto. Ao longo dos anos, foi sendo construído um emaranhado de túneis sob a terra que, durante a Segunda Guerra Mundial, serviram de bunker para os moradores, além de depósito de obras de arte. Atualmente, a cervejaria local Hausbrauerei Altstadthof utiliza parte desses túneis para armazenar cervejas e uísque. O local, que fica dentro do Centro Antigo da cidade, pode ser visitado em tours guiados (a maioria em alemão, mas com versões de áudio em inglês), que começam num dos acessos do bunker, na praça próxima à entrada da cervejaria. 

Bamberg

Bamberg é talvez um dos principais lugares da Baviera para curtir um roteiro cervejeiro. Além da cerveja, a cidade é muito rica e reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial. Opções de cervejaria não faltam por lá, inclusive é a cidade com maior número de cervejarias por habitante do mundo. São várias cervejarias produzindo mais de 50 tipos de diferentes de cerveja.

Em Bamberg está também o Museu Francônio da Cerveja, onde você pode aprender sobre a Francônia e suas cervejas e ainda curtir uma bela vista da cidade, já que ele está localizado no Mosteiro Michelsberg, no alto da cidade.

Plzen

Na mesma região, está a cidade de Plzen, conhecida como o berço da cerveja Pilsen, um dos estilos mais apreciados do mundo. A cidade acaba de passar por uma série de renovações para receber a programação que comemora o título de capital da cultura. O calendário inclui mais de 600 eventos ao longo do ano, entre festivais de música, instalações na rua e exposições. Entre as mudanças, está a reposição dos sinos da Catedral de São Bartolomeu, considerada a maior do país. Se quiser saber mais sobre a cidade, fizemos um post completo, veja mais clicando aqui. 

Se você ficou com água na boca só de ler esse post, que tal pedir uma Leopoldina, cerveja especial brasileira que segue os preceitos da lei da pureza alemã?

 

 

Imagem: travelandshare.com.br 

 

 

 




Por
22/11/2019


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!